domingo, 27 de março de 2011

O que signfica investir na leitura dos filhos?

É comum dialogarmos com pais sobre a dificuldade que possuem no momento de garantir tempo para a leitura quando crianças e adolescentes estão em casa.

Diante desse quadro temos que nos remeter às ações dos pais desde a primeira infância do filho(a). E algumas perguntas são inevitáveis:

- Quando sai com seu filho(a), nos finais de semana, quanto tempo dedica para visitar alguma livraria (ainda que para mera leitura sensorial: sentir a qualidade de um papel), por exemplo?

- A caminhada num shopping acontece sempre pelo mesmo motivo, ou seja: hora da refeição em lanchonetes renomadas? Na sequência, adentram alguma livraria para (ao menos) analisar imagens, ler títulos, manusear livros e dedicar algum tempo nesse espaço?

- Em casa seu filho é incentivado a ler rótulos, bulas, prazos de vencimento dos produtos os quais serão utilizados para a refeição do dia, panfletos deixados na caixa de correspondência e até mesmo observa que seus pais realizam tais ações?

- Destina tempo para que ele te conte sobre o que aprendeu com os livros (da escola) ou demais revistas da área de interesse dele chegou a comprar? Discutem juntos?

Tais ações, que parecem sem consequências, tornam-se determinantes no momento de "esbravejar": "Meu filho não gosta de ler!".

É fato que hoje a leitura concorre com mídias cada vez mais interativas, instigantes e rápidas, mas algo imperceptível está se perdendo e que temos nas mãos um grande trunfo, ainda (enquanto pais e educadores), acordar os sentidos que elas fizeram adormecer.

Já notaram o quanto encanta o cheiro de um livro novo? E a descoberta de que o último livro de uma coleção que seu filho procura há tempos, estava num sebo?

E descobrir ainda, quão lisa e agradável é acariciar a capa daquele livro de cores tão atrativas? E a qualidade das ilustrações, daquele jeito e forma, como foram organizadas ali dentro?

Há muito para se descobrir sobre um livro e "o livro". Mas, para que tudo isso aconteça é necessário acreditar nele: investindo tempo e dedicação.

Luciana de Cássia Gazzi